segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Alertas da natureza: IV-Elevação do nível dos oceanos

Sílvio Lanna

Já não há dúvidas de que os mares pelo mundo afora elevam-se mais rapidamente do que o previsto, defendendo alguns estudiosos que ao final do século eles poderão ter subido mais de um metro.

A origem desse problema está no derretimento das calotas polares do Ártico e da Antártida, mas também na expansão térmica de sua massa líquida, uma vez que os oceanos também têm experimentado aumento de sua temperatura média no decorrer dos anos.

Dezenas de localidades, inclusive na costa brasileira, encontram-se seriamente ameaçadas e, no caso de regiões de grande concentração demográfica, os danos são potencialmente maiores.

Estima-se que algumas nações chegarão mesmo a desaparecer, como as ilhas Maldivas, paraíso turístico localizado ao sul da Índia e a sudoeste de Sri Lanka, contando com 1.190 ilhas cercadas por praias famosas pela beleza e pelas águas quentes (chegando a atingir 30º C). Possui alguns dos resorts mais luxuosos do mundo e uma exuberante vida marinha. Lá residem atualmente 370.000 pessoas e, segundo historiadores, é habitada há 3.000 anos.

Possui altitude máxima de dois metros com relação ao nível do mar e qualquer elevação marinha de centímetros já traz fortes problemas para o arquipélago.

Outra nação - Tuvalu -, situada entre o Havaí e a Austrália, composta por 11.000 habitantes já prepara sua transferência para a Nova Zelândia, uma vez que a submersão de seu território é inevitável. A invasão do mar já trouxe danos irreparáveis às suas fontes de água potável e à agricultura, bem como já destruiu boa parte de sua terra firme pela erosão costeira. O aumento da temperatura oceânica trouxe destruição também por propiciar maior incidência de furacões na região.

Não somente danos radicais como os acima referidos são ameaças produzidas pela elevação dos oceanos. Outras ocorrências de imensa gravidade também estão previstas, como por exemplo:

- A inundação de extensos arrozais em Bangladesh, forçando milhões de agricultores a de deslocarem para o interior. Consideremos que a região apresenta uma das maiores concentrações demográficas do planeta, além de um endêmico estado de miséria e de péssima qualidade de vida.

- Também Índia, Tailândia, Vietnam, Indonésia e China sofrerão problemas graves pela invasão das águas, com grandes prejuízos sociais e às lavouras de arroz.

- Nos EUA estima-se que, cumpridas as previsões sobre instabilidade oceânica, haveria perda de 36.000 km2 de áreas litorâneas, notadamente de sua costa atlântica, com prejuízos que poderiam chegar a 150 bilhões de dólares.

Há cálculos provenientes do Centro de Ciências Ambientais da Universidade de Maryland apontando para a diminuição de um metro e meio de terras costeiras para cada milímetro de elevação do nível dos oceanos. Se confirmados os estudos, teremos que ao final do século os litorais terão recuado algo em torno de um quilômetro e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário