sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O que andam fazendo com seu voto???

Sílvio Lanna


A gente às vezes se pergunta quanto vale nosso voto. Refletimos sobre a importância da participação política, da defesa intransigente da cidadania, de nossa afirmação como povo indepentente, tudo isto e muito mais.

Só que às vezes nos esquecemos de perguntar aos destinatários de tão relevantes manifestações qual é a avaliação que ELES fazem.

Só a título de modestos exemplos, vejamos as respostas de alguns de nossos ilustres parlamentares:

- Lá no Piauí a Câmara Estadual aguarda a oportunidade de votar o Projeto de Lei nº 056/06, de autoria da deputada Maria José Leão, de 21.06.06, que dispõer sobre a prioridade às mulheres na concessão de titularidade de imóveis financiados.

- O Deputado Germano Bonow - DEM-RS - deve ter sentido a satisfação do dever cumprido ao ver aprovado seu Projeto de Lei nº 1356/2007, que instituiu o Dia do Acemista em todo o território nacional, a ser comemorado em 20 de julho. Após muito burburinho, ele explicou que não era uma homenagem aos seguidores do falecido senador baiano ACM, mas à Associação Cristã de Moços. Não há notícia de que o Village People tenha sido convidado para o evento...

- Outro PL, de nº 728/2007, de imensa relevância sócio-política, foi proposto pelo dep. Mão Branca (PV-BA) para avaliação na Câmara Federal. Dispõe sobre o uso facultativo de chapéu em estabelecimentos públicos e privados.

- Já a Câmara Distrital de Brasília, em franca atividade legislativa (ligeiramente interrompida pelo mensalão do Arruda), concedeu títulos de cidadania honorária ao irlandês Paul David Hewson, conhecido pelos fãs como Bono Vox, bem como para o ex-presidente da África do Sul Nélson Mandela. Não se esqueceram ainda de Pelé, de Sua Santidade o Papa João Paulo II e dos artistas do grupo Asa de Águia.

- Ainda a Câmara Brasiliense: outra discussão consumiu muitas horas de trabalho e talvez até mesmo horas-extras. Os ilustres deputados distritais buscaram eleger o animal símbolo do DF, elegendo o peixe pirá-brasília. O deputado Wilson Lima (PR-DF) entretanto ponderou que o animalzinho é hermafrodita e talvez não pegasse bem conceder-lhe tão elevada comenda. Envolveram-se em novas e profícuas discussões, quando içaram ao nobre cargo de representação o lobo-guará. Este foi também recusado porque, segundo alguns ativos parlamentares, possui imagem desgastada junto às crianças, por lembrar o vilão da estória do Chapeuzinho Vermelho. Foi aí que se lembraram de outro bicho, este típico da região, o camundongo do cerrado. Animalzinho simpático, lembra o Mickey Mouse, adorado pela criançada. Refletiram, no entanto, que talvez não pegasse bem um rato como símbolo da Capital Federal, reduto da mais expressiva classe política nacional...
Foi aí que suspenderam a eleição do tal animal símbolo até a candidatura de outro bicho mais apropriado...
Será que alguém tem alguma idéia?

Vejamos também outros exemplos da incansável atividade política de nossos representantes na Câmara Federal. Deve ter sido muito trabalhoso, mas eles conseguiram aprovar algumas datas comemorativas de expressiva relevância para o futuro do país:

- 15 de janeiro: Dia Nacional do Fair Play (PL 1305/07, do dep. Deley de Oliveira, do PSC-RJ)
- 20 de janeiro: Dia Nacional da Parteira Tradicional (PL 3308/04, de autoria da dep. Rose de Freitas, do PMDB-ES)
- 6 de fevereiro: Dia Nacional do Reggae (PL 4765/09,da dep. Sueli Vidigal, do PDT-ES)
- 16 de março: Dia Nacional do Ouvidor (PL-764/07, do dep. Geraldo Thadeu, do PPS-MG)
- 19 de abril: Dia Nacional do Poeta (PL 770/07, do dep. Inocêncio Oliveira, do PR-Pe)
- 23 de maio: Dia do Seresteiro (PL2135/07, da dep. Andréia Zito, do PSDB-RJ)- 18 de junho: Dia do Tambor de Crioula (PL 1677/07, do dep. Gastão Vieira, do PMDB-Ma)
- 26 de junho: Dia Nacional da Consciência do Primeiro Voto (PL 3086/08, da dep. Cida Diogo, do PT-RJ)
- 27 de junho: Dia do Quadrilheiro (PL 2207/07, da dep. Nilmar Ruiz, do DEM-To)
- 10 de outubro: Dia Nacional do Motorista de Ambulância (PL 1623/07, do dep. Gervásio Silva, do PSDM-Ce)- 25 de outubro: Dia Nacional do Macarrão (PL 3738/04, do dep. Luiz Carlos Hauly, do PSDB-Pr)
- 3 de novembro: Dia Nacional do Quilo (PL 2992/04, do dep. Carlos Santana, dep PT-RJ)
- Terceiro domingo do mês de novembro: Dia Nacional de Conscientização do Estresse (PL 3555/08, do dep. Mendes Ribeiro Filho, do PMDB-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário