segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Alertas da natureza: III-Derretimento nas montanhas


Sílvio Lanna

Outra consequência do desequilibrio climático no planeta e que também vem causando efeitos desastrosos é o derretimento das geleiras de altitude.

No norte da Índia e da China o abastecimento de água já está prejudicado pelo afinamento das geleiras do Himalaia. Na América do Sul os Andes já encolheram entre 30% e 100% sua cobertura de gelo. Os Pirineus, localizados entre Espanha e França podem transformar-se completamente até meados deste século. Já o Kilimanjaro, na fronteira entre Tanzânia e Quênia, perdeu cerca de 85% de sua cobertura gelada.

O British Antartic Survey (BAS) e a Universidade de Bristol analisaram a perda de volume de centenas de glaciares da Antástica e da Groenlândia. Com estudo publicado na revista Nature (http://www.nature.com/) afirmam que a perda das coberturas de gelo é maior que no interior em nível do mar, ocorrendo a um ritmo de 9 metros/ano. Os pesquisadores mostraram-se surpresos ao constatar que o padrão de afinamento das geleiras vem ocorrendo muito fortemente e em uma área muito vasta, estendendo-se por centenas de quilômetros em direção ao interior.

Já a Groenlândia vem perdendo anualmente cerca de 51 bilhões de metros cúbicos de água, o equivalente a um rio Nilo inteiro, sendo que em sua maior parte na base das montanhas.

Nos Andes peruanos a geleira de Quelccaya encolhe 30 metros por ano desde 1990. Por sua vez, os Alpes europeus já foram despojados de algo em torno de 35/40% de seu gelo "eterno".

Pesquisadores indianos desenvolveram pesquisas nas geleiras da Caxemira indiana e concluiram que elas estão se desfazendo depressa demais. Só na geleira Kolahoi, a maior da parte indiana da Caxemira, encolheu para cerca de 11 km2. Com isto encontra-se em risco o abastecimento de água para 60% dos 10 milhões de habitantes daquela região do Himalaia.

Não só naqueles locais, como em todo o maciço himalaio as geleiras estão afinando em massa, perdendo enormes quantidades de água. Um bilhão de residentes na Índia, no Paquistão, em Bangladesh, no Tibete, na China e no Vietnam estão sob risco.

Recobrindo quase 3 milhões de hectares, as 15 mil geleiras do Himalaia formam a terceira maior massa glacial do mundo, perdendo somente para os polos. Armazenam-se ali aproximadamente 12.000 km3 de água doce, constituindo-se ainda no reservatório dos rios Indo, Ganges, Bramaputra, Yang-Tsé, Amarelo e Mekong.

Com o derretimento, grandes volumes de água acabam por se acumular nos leitos desses rios. Suas vazões provocarão no futuro grandes enchentes, que devastarão as culturas e as habitações em suas ribanceiras.

Também fundamental é o relatório produzido e publicado em 2005 pelo WWF, alertando que "As geleiras do Himalaia estão recuando mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo, e se isso continuar no ritmo atual, a maioria delas terá desaparecido em 2035."

Além de tudo isto, há ainda a elevação do nível dos oceanos (30 centímetros no último século) que, em última análise, recebem todo o excesso da água depositada nos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário