sexta-feira, 8 de setembro de 2017

O QUASE TERROR DE "IT - A COISA"


Não li o livro que deu origem ao filme, da lavra de Stephen King, um dos maiores autores da literatura de terror e de suspense do mundo.

Conheço outras obras do autor transformadas em filmes, como o clássico “O Iluminado”, referência no cinema suspense, que contou com a marcante atuação de Jack Nicholson e direção do magistral Stanley Kubrick. Há também o aterrorizante “Carrie, a Estranha”, que tem no elenco a grande Julliane Moore e direção de Kimberly Peirce. Isto sem nos esquecermos do emblemático “O Nevoeiro”, que contou também com série televisiva atualmente em cartaz na Netflix, com direção de Frank Darabont. Também o escatológico e enigmático “O Apanhador de Sonhos”, com Morgan Freeman e direção de Lawrence Kasdan. Difícil nos esquecermos de “À Espera de um Milagre”, grande obra cinematográfica (também direção de Darabont), que contou com Tom Hanks e a notável atuação de Michael Clarke Duncan (justamente indicado ao Oscar pelo papel).

Há muitos outros filmes inspirados nas obras de suspense de King muitos deles sucessos de público. No mínimo, filmes comentados e lembrados por cenas insólitas, pelo pavor provocado ou por outros requisitos especiais.

“It – A Coisa”, dirigido por Andres Muschietti, não conta com elenco de renome, mas contém personagens estranhos e alguns quase sem ligação entre si.

Há indicações de pedofilia por parte do pai de Beverly, há também a doentia matrona e um tanto felliniana mãe do garoto asmático, bem como a gangue praticante de violento bullying contra as crianças e até mesmo um policial que transformou o filho em um desequilibrado e mau adolescente. Tudo isto sem conseguir transformar a película em um thriller psicológico. E há também o menininho que abre o filme perseguindo um barquinho de papel, única cena digna de um filme de suspense que se preze.

O palhaço Pennywise, representado pelo sueco e quase desconhecido Bill Skarsgård tem desempenho difícil de ser avaliado em função da abrangente maquiagem e também por ter atuado muito em cenas de escuridão e com foco parcial de seu corpo. O diretor aparentemente desejou marcar o personagem com closes longos e iluminação direcionada à face. Talvez queira inseri-lo na galeria onde estão Freddy Krueger, Chucky, Michael Myers e outros ícones mascarados e maquiados.

É um filme sobre o medo, que mistura cenas de pueril ambientação adolescente e de romantismo piegas com momentos de muito sangue e violência. A direção, entretanto, não permite que as mais horríveis permaneçam à vista do telespectador, derramando-lhe o balde dágua da mudança de cenário. É inconstante, não merecendo ser classificado como filme de horror, mas também não é infantil ou adolescente. É miscelânea de cenas e orientações, onde o clímax muitas vezes é subitamente abortado em detrimento do susto e do medo que poderiam causar à platéia.

O caráter light também está presente em alguns momentos de características dramáticas, mas que chegam a causar risos, o que contraria a essência de um filme de terror.

Bom relembrarmos que a obra literária de Stephen King, em suas mais de mil páginas, enfoca o tema em dois momentos históricos: na infância dos protagonistas e trinta anos depois, com o retorno do palhaço assassino.

O filme, entretanto, só retrata a primeira parte, indicando que será filmada nova sequência em momento futuro.

Achei fraco, destacando, entretanto a cena inicial (do barquinho), como o melhor momento de um verdadeiro suspense. Em resumo, se não houver outra opção no cinema, assista. Não se esqueça da pipoca!

                   https://www.youtube.com/watch?v=dD264ZjfKlk




Um comentário:

  1. Eu achei um filme muito bom. A verdade sou fã das obras de Stephen King e acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas de novo. A verdade é um clássico. Você gosta das obras desse escritor? Você já viu Torre Negra filme? Eu recomendo muito. Se vocês são amantes dos filmes dele este é um filme que não devem deixar de ver. Não é terror, mas é bom. É um dos melhores filmes de ação , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Acho que é uma historia que vale a pena para uma tarde de lazer.

    ResponderExcluir