segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cachaça de Salinas


Sílvio Lanna


Ei, ei, ô do bigode! Ôooo! O senhor mesmo!
Está aqui sua encomenda, que sô Gervázio da mercearia mandou trazer.

O que é isto?

Pinga!
Pinga da boa, lá da fazenda de  Salinas.

Mas...

É boa mesmo!
Pinga de respeito, coisa de apreciar fechando os olhos.
Três litros da mais pura, coisa que encara até whisky escocês.

É melhor que whisky?

Muito melhor!!!
Dias atrás veio aqui um gringo, sabe, desses branquelas de olhos azuis, aquela bermuda que mais parece uma calça curta e aquele tênis tamanho 50?
Pois é, tomou três doses e saiu dizendo que voltaria com os amigos no fim do dia para acabarem com o estoque.

Mas essa pinga nem nome tem...
Tá até embrulhada em jornal...

Mas aí é que tá... É reserva especial da fazenda, só para amigos do sô Gervázio e não tem rótulo senão ficaria mais cara...

E quanto custa?

É cinquenta o litro, mas comprando três sai a cento e vinte.
Vamos, pega e me dá o dinheiro que tenho outras entregas.
Mas eu...
Se mais e sem menos, tire os escorpiões do bolso e vá curtir essa maravilha!
Ainda mais no seu caso, que o bigode vai beber também e depois ainda um pouquinho prá mais tarde...

Mas é caro!

Que caro, rapaz. Com cento e vinte hoje você nem compra uma calça das boas, e se for comprar um whisky só vai conseguir uma garrafa! Eu estou lhe vendendo três litros!
Toma lá a encomenda, me dá o dinheiro, que senão sô Gervázio me come o fígado pela demora.

É de Salinas mesmo?

Olha a rolha, espia bem...
Tá vendo como os buraquinhos de cima formam um “S” direitinho?
É “S” de Salinas, moço, todo mundo sabe disto.

Eu não sabia...

Pois é, aprendeu mais uma e quando tomar a primeira dose vai aprender o que é uma pinga boa, coisa fina...

Onde é a mercearia do sô Gervázio?

É a Tem para Todos, que fica lá na rua Astorga, prá cima das Pernambucanas do Riacho das Pedras. Localizou?

É, sei mais ou menos. É perto do ponto do 212?

Não, o ponto do 212 fica prá baixo, perto do Cine Odeon, da Praça Primeiro de Maio.
Eu tô falando é lá prá cima, cruzando a linha...

Sei mais ou menos.

Toma que eu já estou sem tempo.

Tá bom, mas eu nem bebo...

Tá na hora de começar. Homem que é homem tem que tomar pelos menos umas duas por dia.
É uma antes do almoço e outra antes de dormir.
Santo remédio, ainda mais de uma coisa preciosa dessas...

Tá bom! Aqui estão os cento e vinte.

Obrigado, bigode, você não vai se arrepender.

O gozado é que eu nem uso bigode...
    
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário